Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Andy Irons, o Tricampeão Mundial Morre aos 32 anos e Deixa o Surf Mundial em Choque

Havaiano, que teria contraído dengue em Portugal, não disputou a etapa de Porto Rico no Circuito Mundial; sua mulher está grávida de oito meses


Andy Irons


Uma notícia trágica pegou o mundo do surfe de surpresa nesta terça-feira. O havaiano Andy Irons, tricampeão mundial, morreu na cidade de Dallas, quando voltava de Porto Rico para o Havaí. A causa da morte ainda não foi confirmada oficialmente, mas especula-se que o surfista de 32 anos teria contraído dengue em Portugal. De lá, voou para Porto Rico, onde disputaria nesta semana mais uma etapa do Mundial, mas não conseguiu competir porque estava doente. Na volta para casa, fez uma parada no Texas e, passando mal, não conseguiu pegar o outro voo para o Havaí. Ele teria sido encontrado por um funcionário do hotel em Dallas, por volta das 10h, no horário local.

A notícia da morte foi confirmada por Jodi Wilmott, porta-voz da Tríplice Coroa Havaiana.

A mulher de Andy, Lyndie, está grávida de oito meses, e o filho do casal tem previsão para nascer em dezembro. Ela não viajou para Porto Rico. Na segunda-feira, colocou mensagens na página do Facebook comentando a festa de Haloween da família.


Andy na sua última vitória, Bicampeão 2010 em Teahupoo (Foto: Globo Surfe)


A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que organiza o Circuito Mundial, ainda não se pronunciou sobre a morte de Irons e o prosseguimento do campeonato. A condição ruim das ondas em Isabela, em Porto Rico, fez a organização dar folga nesta terça-feira. A disputa no masculino está na terceira fase.

Único surfista que conseguiu se aproximar do mito Kelly Slater nesta década, com três títulos mundiais seguidos entre 2002 e 2004, Irons venceu uma das oito etapas disputadas até agora no Circuito de 2010. Ele foi campeão em Teahupoo, no Taiti, em setembro, derrubando Mick Fanning, Slater e, na final, o americano CJ Hobgood. Foi seu primeiro título desde Arica, no Chile, em 2007. Slater ganhou três etapas no atual campeonato e pode ser decacampeão ainda em Porto Rico, nesta semana.

Irons nasceu no dia 24 de julho de 1978 em Kauai, no Havaí. Começou a surfar aos 8 anos e venceu sua primeira competição como profissional em 96, aos 18 anos. Foi campeão mundial em 2002, 2003 e 2004, ficando em segundo lugar nos dois anos seguintes (atrás de Slater). Entrou para o Surfing Walk of Fame, na Califórnia, em 2008.


3 vezes campeão mundial de surf





O Mundo do Surf Está de LUTO!

Confira a íntegra do comunicado da ASP:


O mundo do surfe lamenta uma perda incrivelmente triste hoje com a notícia de que o havaiano Andy Irons morreu. Andy era um marido adorável e um verdadeiro campeão.


Irons, 32 anos, abandonou a etapa do Circuito Mundial em Porto Rico no último fim de semana porque estava doente. Ele morreu durante uma escala a caminho de casa em Kauai, no Havaí. As informações são de que ele tinha contraído dengue.


Neste momento, a família agradece os amigos e fãs pelo apoio e pede que a comunidade do surfe respeite sua privacidade. A família pede para não ser contatada, para que se concentre neste momento de profunda perda.

Irons, que iniciou sua carreira no Circuito Mundial em 1998, conquistou 20 vitórias na elite, quatro títulos da Tríplice Coroa e um tricampeonato mundial. Ele mudou o esporte para sempre com sua habilidade incomparável e um modo compreensivo de abordar o surfe.


Os pensamentos e simpatias da família ASP com a família Irons como o mundo do esporte inteiro chora a tragédia.

Nenhum comentário:

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.