Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Divulgada a Causa da Morte de Andy Irons. Mais Decepção aos Fãs do Surfista



Última vitória de Andy no WT



A família do surfista Andy Irons publicou na madrugada desta quinta-feira um comunicado explicando os resultados dos exames toxicológicos feitos no corpo do surfista, encontrado morto no dia 2 de novembro, em um hotel em Dallas. Segundo o laudo, há duas causas para a morte: a principal é parada cardíaca provocada por um bloqueio de uma artéria; a secundária, ingestão aguda de drogas. O médico do laboratório responsável pela autópsia, Nizam Peerwani, porém, e o médico contratado pela família para rever os resultados, Vincent Di Maio, divergem quanto ao fato de o uso de drogas ter sido a causa da morte do tricampeão mundial. Segundo Di Maio, os níveis de substâncias, entre elas metanfetamina, não teriam influência.

- Este é um caso muito simples. Irons morreu de um ataque cardíaco devido a um forte foco coronário ou seja, arteriosclerose grave, "o endurecimento das artérias". A artéria dele tinha estreitamento de 70% a 80%. Este estreitamento é muito grave. Uma placa dessa gravidade, localizada na artéria coronária descendente anterior, é comumente associada a morte súbita - disse Di Maio.

O médico explica que a idade do surfista - 32 anos - é o incomum do caso, já que as mortes relacionadas a arteriosclerose costumam acontecer somente depois dos 40 anos. A família disse que Andy tinha uma tia de 77 anos e um avô de 55 que morreram de problemas cardíacos. A esposa de Andy, Lyndie, disse que, no ano passado, ele se queixou de dores no peito e, analisado na Austrália, ouviu do médico que tinha um coração equivalente ao de uma pessoa de 50 anos de idade.


Os exames comprovaram que Andy usou drogas na véspera da morte. Ele estava em Porto Rico para a disputa de uma etapa do Circuito Mundial, mas, com febre, desistiu, pela primeira vez na carreira, de uma competição. Lá mesmo, recebeu uma hidratação intravenosa e foi aconselhado a procurar tratamento especializado. Apesar da recomendação, deixou o hospital dizendo: "Só quero ir para casa".

O surfista deixou Porto Rico e foi a uma festa em Miami, durante uma escala antes de pegar um voo de volta a Dallas, de onde seguiria para o Havaí. De acordo com o laudo, a quantidade de substâncias no sangue do surfista indica que ele usou cocaína 30 horas antes da morte.

A família explica que Andy tomava medicamentos prescritos para ajudar no tratamento de ansiedade e insônia (Xanax e Zolpidem), problemas diagnosticados quando ele tinha 18 anos. Foi, segundo os familiares, quando o havaiano começou a alterar momentos de alegria e depressão. Sem levar a sério a seriedade dos medicamentos, passou a se automedicar e, algumas vezes a ingerir drogas.

- Não somos médicos, então não temos outra opção a não ser aceitar que dois respeitados patologias divergiram quanto à causa secundária da morte - diz a família, no comunicado.

A necropsia descartou a suspeita de dengue e não cita a doença. A família, no entanto, diz que as condições do surfista contribuíram para a morte, adicionando ainda mais estresse ao coração, já comprometido.

- O Andy desafiou as probabilidades tantas vezes que deve ter achado que entrar em um avião, estando desidratado e transtornado de febre, e que encontrar amigos em Miami não eram nada demais. Ele tinha personalidade, isso fez dele um surfista e um campeão. Com outros que não ligam para o perigo, Andy parecia se sentir à prova de balas, como se nada pudesse derrubá-lo. Mas viajar doente e com uma doença cardíaca não diagnosticada, nem mesmo Andy conseguiu superar.

A família pede que todos se lembrem de Andy por sua paixão pelo surfe, por seu talento e devoção à família e aos amigos. E pede também privacidade e contribuições para a Surfrider Foundation, fundação de Andy.

(Fonte: globo.com/radicais/surfe)



Andy deixou seus fãs decepcionados, afinal de contas, tínhamos ele como  um homem guerreiro, humilde e campeão. Descobrir que perdemos um grande surfista dessa forma tão ingrata, nos deixa muito mais triste. Esse assunto é muito delicado e de diversas formas de expressão, pois o surf tem um certo preconceito perante a sociedade pelo uso de drogas de alguns praticantes. A morte de Andy Irons teve uma repercussão muito grande na mídia. Primeiramente a causa era a dengue, no fim, surge a notícia de que a causa foi parada cardíaca após ingestão aguda de drogas. Sinceramente e particularmente, preferia nem ter dado essa notícia ou mesmo ter ouvido falar na verdadeira causa.


Sentiremos saudades de um grande campeão.







Não use DROGAS!

4 comentários:

Patricia disse...

mas que isso não nos deixe esquecer o grande atleta que foi... e sempre será lembrado como uma referência no mundo do surf!!!portanto não há decepção,pois a maior perda foi a dele...

Unknown disse...

Boa, obrigado Patricia! Complementem ai pessoal... o mais importante é saber qual a opinião de vocês.

Fabrício Monróe disse...

Pô brother, também acho q preferia não saber a causa morte do Andy.
O legado dele fica, com certeza. Mas que isso dá uma tristeza, com certeza dá...
Um grande abraço brother, baita blog! :)

Anônimo disse...

Moro em Curitiba-Pr, voltei hoje de itapoá-SC onde surfava com um amigo no feriado,em meio ao mar gelado e algumas ondas, mais uma vez pensei no andy(meu idolo) e falei para meu brother vou pesquisar sobre a autópsia dele novamente, e vendo essa notícia digo:,não me importa o que ele usava, isso não iria me infuenciar, mas o surf dele sim, guardem das pessoas somente as coisas boas,toda vez que eu pegar uma boa vou lembrar das quantas vezes vi seus videos para tentar imitá-lo, descanse em paz meu idolo (beto_representante@hotmail.com)

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.