Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Surfistas Gaúchos e Bombeiros Retiram Âncora e Rede na Plataforma de Tramandaí

Surfistas Removendo Ancora na Plataforma de Atlântida



Após vários Alertas dados pelo site Ondasdosul durante o final de semana de ressaca relatando que havia um cabo com ancora e bóia preso aos pilares da plataforma de Tramandaí, os surfistas locais se mobilizaram e juntamente com a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros conseguindo retirar o equipamento que oferecia alto risco a todos que freqüentam a plataforma de Tramandaí para surfar.

Na primeira tentativa realizada apenas pelos locais, conseguiram retirar 60m de cabo preso a ancora, foi então que Brigada Militar acompanhando prestativamente a operação representada pelo Capitão Leonardo chamou um caminhão do corpo de Bombeiros da cidade para puxar a bóia e a ancora, a qual só foi retirada com a utilização da força do caminhão.

Sucatas de suspensão de caminhões são utilizadas para fazer esta âncora que é colocada no “out side” em dias de mar calmo e após isto prende-se a extremidade de um cabo guia á âncora e a outra extremidade na praia, na qual é fixada a rede que é lavada para o inside e ou outside pela própria força da corrente de norte ou sul comum em nossa costa.

O problema ocorre em dias de forte ressaca, pois estes equipamentos são arrastados pela incrível força destes fenômenos e acabam ficando presos nas plataformas de pesca do litoral gaúcho que servem como uma espécie de “filtro” para isto.

O problema é antigo, mas neste inverno todos podem notar que as redes que ficavam mais ao sul da plataforma de Tramandaí, encontram-se cada vez mais perto da mesma, o que muitas vezes acaba assustando vários surfistas que freqüentam o pico e nunca haviam se deparado com redes de pesca tão perto.

O site vem alertando a todos sobre o alto risco, mas inúmeras vezes alguns surfistas desconsideram os alertas e outros, pior ainda, contestam os boletins informando que trata-se de “dias de pegar ondas grandes” e que o site esta informando errado os boletins, nosso litoral é desfavorecido de enseadas que possibilita o surf em ondas grandes com segurança, portanto seguimos a linha de que dias com corrente forte, outside difícil de chegar não podem ser considerados ótimos dias para o surf em ondas grandes pelo bem geral dos dez mil surfistas que acessam o site diariamente, pois estamos a favor da vida.

A área de pesca de Tramandaí começa ao sul da ultima guarita do Backdoor, isto mesmo, poucas pessoas sabem, mas a Malvina por incrível e perigosamente que pareça é considerada área livre para pesca.

O que determina isto na cidade de Tramandaí, não é nenhum acordo da FGS com a prefeitura e sim uma lei monitorada pelo IBAMA que protege esta área desde o rio Tramandaí até a ultima guarita ao sul do pico conhecido como Backdoor, pois se trata de uma área de proteção ambiental, conforme a Instrução Normativa n°17 Art 2° do dia 17 de Outubo de 2004).

Parabéns aos surfistas locais, Brigada Militar e Corpo de Bombeiro






Fonte de informações :  www.ondasdosul.com.br

Nenhum comentário:

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.