Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O surf na África do Sul



Começou dia 11, de junho a Copa do Mundo 2010, pela primeira vez na história sendo realizada num país do continente africano. A África do Sul recebe os jogos com muita festa e barulho das “vuvuzelas” e ganha espaço no cenário mundial.



Mas para os surfistas, a África do Sul sempre foi destaque no mapa. O país apresenta diversos picos com excelentes condições para o Surf, recebendo inclusive uma etapa do Circuito Mundial em Jeffrey’s Bay.





Nos anos 70 os surfistas sul africanos estavam entre os melhores do mundo. Joanathan Paarman, Paul Naude e Shaun Tomson são apenas três dos mais lendários.


Juntando Futebol e Surf, três cidades apresentam atrações para os dois esportes, com estádios recebendo os jogos da Copa do Mundo e praias com altas ondas: Cape Town (Cidade do Cabo), Port Elizabeth e Durban.



As ondas são maravilhosas, começaram a ser conhecidas pelo mundo inteiro por ser geladas e perfeitas. Conheça Alguns Picos da África e o que rola na Copa.





Cape Town

É a cidade mais antiga e querida pelos sul-africanos, formada por belas construções, longas praias de areia clara e uma rica vida cultura. É o destino preferido pelos turistas e une os Oceanos Atlântico e Índico.

O Estádio African Renaissance recebe seis jogos na fase inicial da Copa, entre eles Uruguai x França (11/06) e Camarões x Holanda (24/06).

Já pelo lado do Surf, os destaques são Buffels Bay, uma direita cinco estrelas que quebra num point break, e Dungeons, que recebe o Big Wave África, evento de ondas grandes. Mas há uma infinidade de opções, com ondas de todos os níveis, para agradar a todos.


Port Elizabeth

Esta cidade está localizada na Baia de Alagoa, no sul do país. O Estádio Nelson Mandela Bay foi construído especialmente para o mundial e recebe cinco jogos da primeira fase.



No litoral, três picos chamam atenção dos surfistas: Doughnuts Backreef, uma esquerda rápida de fundo de coral, Millars Point, direita tubular, The Mouth, beach break de direitas e esquerdas, mas que está sempre crowdeada.


Jeffrey’s Bay

Ao lado de Port Elizabeth, está o pico de Surf mais famoso da África do Sul: Jeffreys Bay. J-Bay não receberá nenhum jogo da copa, mas não teria como escrever uma matéria relacionada a surf sem citar este paraíso das direitas.

Ao começar por Super Tubes, a direita mais perfeita do mundo, que recebe anualmente o Billabong Pro Jeffrey’s Bay, próxima etapa do Circuito Mundial. Tirando pelo fato de a água ser extremamente gelada, Super Tubes é a onda que muitos surfistas desenharam no caderno na época da escola.

Mais adiante está Impossibles, outra direita de sonho, mas classificada como “para experientes”. E para quem gosta de esquerdas, vale passar em Paradise, uma onda que quebra com pouca freqüência, mas faz a cabeça.


Durban

Esta é uma cidade de clima tropical e banhada pelas águas aquecidas do Oceano Índico. Por este motivo, é um dos melhores lugares da África do Sul para se passar o inverno.

O Estádio King Senzangakhona Stadium recebe cinco jogos da primeira fase, entre eles Brasil x Portugal, no dia 25 de junho.

Voltando ao Surf, New Pier foi palco do WQS 6 estrelas Prime de Durban, vencido em 2009 pelo brasileiro Jadson André. Para quem gosta de desafios, a sugestão é Cave Rock, uma direita difícil e inesquecível.

Para quem não está com o surf tão evoluído, vale passar em Ansteys, um beach break bastante visitado por surfistas de vários níveis. Por esse mesmo motivo, o crowd e o localismo são elementos comuns no pico.









(O Mar em Durban)
    (Estádio Moses Mabhida em Durban)








2 comentários:

Déko disse...

Òtimo!
imagina só surfar aonde o brasil foi Hexa :D

Luciano disse...

Brother, as ondas lá são muito foda!

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.