Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 25 de julho de 2010

Manobras BodyBoard - Parte 1



Guia de manobras de bodyboard, com ótimas dicas para quem está na inicio a prática do esporte. A dificuldade de execução das manobras vai aumentando, mas também a prática do bodyboarder. O objetivo não é fazer ARS na primeira semana, mas ter uma evolução sustentada, que permita uma boa linha de onda e fluidez na execução das manobras. No bodyboard é impossível descrever passo a passo a execução de uma manobra. O que aqui está são apenas dicas, mas são vocês os responsáveis por descobrir como se executa cada manobra da melhor maneira.



DROP
É a descida da onda para dar inicio à execução de manobras. Este é o ponto essencial para se ter um boa evolução na onda. Um drop errado pode levá-lo ao famoso wipe out.
Como executar: Posicione-se na formação da onda, reme e bata pernas seguindo a direcção da formação (esquerda ou direita). Caso a onda seja para o lado esquerdo a mão esquerda deverá estar posicionada no bico da prancha e a direita ao lado, próximo ao centro da prancha. Se for uma onda para a direita, as posições das mãos são inversas.
Quando atingir velocidade, faça o bottom turn e, a partir daí, é só aproveitar e desenvolver outras manobras.




BOTTOM TURN

Movimento após o drop, que consiste em virar a prancha para apanhar a linha da onda, aproveitando a velocidade adquirida pelo drop para dar início à execuçào de manobras.


DROP-KNEE

Mesma manobra acima, só que de joelhos.
Como executar: Posicione-se na formaçào da onda, reme e bata pernas seguindo a direcção de sua formação (esquerda ou direita). Quando sentir que já está na onda, coloque uma das pernas sobre a prancha posicionando o pé de pato próximo do nose da prancha e a outra perna na parte de trás, dobrada.

CUTBACK

É o mesmo movimento utilizado no surf.
Como executar: Assim que fizer o bottom turn, suba ao lip da onda e faça uma curva, voltando para a espuma da onda. Quanto mais água for levantada para fora da onda, mais bonita é a manobra.

360°

Manobra mais básica do bodyboard, consiste em dar uma volta de 360º sobre o eixo da prancha.
Como executar: Quando tiver uma boa velocidade, posicione-se sobre a prancha, tirando todo o corpo de contato com água. Erga as pernas e gire a cabeça e o corpo junto com a prancha para o lado esquerdo ou direito, de acordo com a onda. No final da volta, volte à posição inicial, travando o movimento rotatório com as barbatanas.

360º INVERTIDO

Mesmo que um 360º, só que para o lado inverso da onda.
Como executar: Execute um cutback inverso e, em seguida, tire as pernas da água. Levante o tronco mais do que o normal e fique com a cabeça já virada para o lado oposto da onda. Após a volta completa volte à posição normal.

TUBO

É um momento único entre o bodyboarder, a prancha e a onda.
Como executar: É preciso ser uma onda que faça “buraco” e exige bastante técnica, pois é necessário ter uma noção exacta de acelerar, reduzir e até mesmo de entubar. Tudo no timing certo. Tenha em conta o lip da onda, e quando começar a quebrar tente posicionar-se entre o lip e a parede da onda.



Um comentário:

Tatiane disse...

Eu acho tão legal esportes aquáticos !!!! Mas não vai ser por agora que eu vou começar a aprender algum. Quem sabe nas férias em Floripa? Excelente lugar pra começar não?
Suas dicas são bem espécificas e com certeza qm está começando a praticar o esporte vai tirar muito bom proveito delas. Qdo começar, já sei onde venho fazer aquela prévia e pegar dicas importantes. ;)


___
http://coracaoonline.blogspot.com/

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.