Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

História do Surf


Ninguém sabe ao certo quando ou onde surgiu o surfe, mas acredita-se que tudo começou nas Ilhas Polinésia. Os povos que habitavam aquelas ilhas tinham o mar como trabalho e também como diversão. E foi quando algum deles estava se divertindo, há mais ou menos 1500 anos, que surgiu o surfe. É claro que para eles aquela brincadeira em que se ficava em pé em um tronco, sobre as ondas, não tinha esse nome. Mais tarde, esse mesmo povo chegou ao Hawai e levou consigo o surfe. Conquistadores ingleses em expedição conheceram esse esporte e difundiram pela Europa. Logo os Europeus foram para o Hawai levando não só a vontade de surfar como as doenças o que dizimou as civilizações das ilhas. O surfe sempre foi praticado pelos nativos como uma forma de cerimônia religiosa, cultural e até mesmo social. Porém, em 1821, a pratica desse esporte foi considerada imoral pelos missionários europeus, os quais tinham preconceitos religiosos e queriam pregar sua fé. Eles alegaram que os havaianos levavam uma vida muito preguiçosa e precisam trabalhar mais. Mas o surfe não morreu aí e foi resgatado em 1907 por George Freeth.
Em 1920, Duke Kahanamoku do Hawaii e campeão olímpico de natação fez com que o esporte voltasse definitivamente, criando o primeiro clube de surfe e popularizando o esporte nos EUA, principalmente na Califórnia.
Em 1946 surgiu a primeira prancha de fibra acrílica e em 1949 a primeira prancha inteira de fibra pura. As pesadas pranchas de madeira passaram a ser substituídas por essas pranchas mais leves. Isso provocou uma revolução no modo de surfar, com o fim do peso das pranchas , os surfistas passaram a ter maior mobilidade criando novas manobras.
Nos anos 70, o que mandava no surfe era o estilo; o tubo era, e ainda é, considerado o momento máximo do Surfe. Já nos anos 80, houve a explosão comercial do esporte. As competições e o dinheiro acabaram estragando o real espírito do esporte. Na virada para a década de 90 as pranchas passaram a ser mais leves ainda, aumentando a velocidade dos surfistas nas ondas, que passaram a mandar manobras inimagináveis, impraticáveis e imprevisíveis, caracterizando a nova geração do Surfe. Nos últimos anos os longboarders começaram a ressurgir nas praias, possibilitando a volta dos surfistas mais antigos, promovendo uma mistura de gerações.

O Surfe no Brasil

Osmar Gonçalves foi o primeiro surfista brasileiro. Os primeiros praticantes de surfe no Brasil surgiram em Santos na década de 30. Nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, o Rio de Janeiro serviu de base naval dos aliados e recebeu a visita de americanos que trouxeram suas pranchas de surfe, máscaras de mergulho, pés de pato dando início aos esportes na praia. Nos anos 50 a praias cariocas enchiam nos finais de semana. Surgiram nomes como Paulo Preguiça, Luiz Bisão Vital , Arduino Colassanti entre outros. Todos utilizavam pranchas de madeiras, chamadas de portas de Igreja.

Nenhum comentário:

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.