Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 6 de junho de 2010

Fundamentos Básicos (Tipos de Rabetas)

A rabeta é um dos detalhes mais visíveis da prancha, e  com mais variantes  que podem influenciar na performance do surfista, conheça os tipos:

Squash: É  a mais usada por ser a mais compatível com o surf atual. Com ligeiras modificações, pode ser aplicada a qualquer tipo de prancha, unindo assim as características de todas as outras rabetas. Funciona em quase todos os tipos de onda.

Pin Tail: Direciona toda a manobra a partir de um só ponto, deixando-a muito aberta. Necessitando de muito volume de água para realizar as trocas de borda. Geralmente é usada em pranchas acima de 7' para ondas grandes, tubulares e rápidas.
A variante round pin, por sua vez, possui maior aderência e projeção, o que a faz mais adequada para ondas de tamanho médio e/ou tubulares.

Swallow: Permite maior quebra de linha na onda. Funciona como se a prancha tivesse um duplo pin tail e por isso a direciona de cada uma das pontas, deixando a prancha bem solta. É utilizada para ondas gordas e cheias, permitindo maior sustentação e agilidade.

Wings: Servem para ajustar o outline  do meio com a rabeta. Auxiliam a execução das trocas de bordas em espaços reduzidos.Geralmente são usadas em pranchas pequenas e largas com rabetas Swallow.



                         (clique na imagem para aumenta-la)




Cada tipo de rabeta pode ter as seguintes variações:

Estreita: Manobras mais seguras e fortes.

Mais larga: Manobras suaves e de maior sustentação.

Mais redonda: Manobras mais suaves e abertas.

Pontiagudas: Manobras mais agudas e quebradas.

Nenhum comentário:

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.