Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Rio de Janeiro Volta ao Mundial - Teco Padaratz Espera Mais Peso na Competição



Teco Padaratz Mundial de surfe em Imbituba
Foto: Gabriele Lomba
    


Bom pessoal, primeiramente a notícia de que ano que vem a etapa brasileira do campeonato Mundial de Surf não será mais realizada na Praia da Vila, Imbituba. Eu particularmente achei essa notícia lamentável. Pois já fui na etapa brasileira de 2008 e deveria continuar aqui no sul, era uma honra para nós. Infelizmente mudou, agora a etapa vai ser em Saquarema, no Rio de Janeiro. Mas tudo isso tem seus benefícios e por outro lado, até que vai ser mais uma desculpa para o pessoal aqui do sul fazer uma visita ao Rio de Janeiro.



Teco, agora, vislumbra o retorno de uma época de ouro no surfe brasileiro. Em 1991, a vitória dele na etapa carioca do Mundial alavancou o interesse do público pelo esporte. Apesar de saber que seus conterrâneos ficarão com saudade, ele se rendeu, safisfeito.



- Nossa terra compriu muito bem seu compromisso e sai desta com sensação de ter, inclusive, mudado a história deste evento - disse Teco.



As palavras de Teco fazem sentido. O campeonato mobilizava todo o estado. No entanto, apesar de sempre ter tido apoio de esferas do governo catarinense, é no Rio que o retorno de publicidade será maior, de acordo com os patrocinadores. O principal deles, uma empresa de surf wear, já tinha feito uma etapa feminina na capital carioca, em 2008, e passou a pedir a mudança. Outro "incentivador" foi o prefeito Eduardo Paes, amigo de longa data de Teco. E a recompensa pela decisão se refletirá no bolso dos surfistas: a etapa terá premiação recorde de US$ 500 mil (R$ 900 mil).



- Esta ideia vinha sendo trabalhada nos últimos dois anos, e o prefeito ajudou muito nesta mudança. A decisão foi tomada entre nós, os patrocinadores e a ASP, e todos foram positivos - explica Teco.



Aposentado do Circuito Mundial em 2003, ano em que a etapa foi para Santa Catarina, Teco sofria pressões dos surfistas também. Eles alegavam que a qualidade das ondas deixava a desejar. Até 2008, o campeonato era disputado no fim de outubro, época em que as ondulações não são boas no hemisfério sul. Diante disso, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) decidiu, no ano passado, mudar o calendário. O Brasil, antes penúltima etapa, passou a receber a elite no primeiro semestre. Neste ano, foi a terceira etapa da temporada, em abril.



O Rio de Janeiro foi a sede até 2001. No ano seguinte, Saquarema, na Região dos Lagos, ganhou a etapa. A grande preocupação no retorno da capital é em relação à qualidade das ondas. A estrutura principal ficará na Praia da Barra da Tijuca. Arpoador e Canto do Recreio serão as outras duas opções.



- Acho que não haverá problema, pois teremos mais de um palanque, e cobriremos todas as condições de swell pela cidade - disse Teco.

Nenhum comentário:

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.