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sábado, 4 de dezembro de 2010

A História da Quiksilver






A QUIKSILVER desenha, produz e distribui roupas, acessórios e produtos para pessoas jovens de espírito, e representa um estilo de vida casual, influenciado por uma cultura do surfe. Atletas como o surfista Kelly Slater e Tony Hawk, um dos maiores nomes do Skate, endossam seus produtos, atestando, não somente a qualidade, mas um espírito de aventura.



A história

A história começou quando o surfista australiano Alan Green decidiu ganhar a vida criando “board shorts” (bermudas de surfe), e assim, tentar viver do surfe, sua grande paixão. Com a entrada de John Law na sociedade ambos começaram a desenvolver um novo conceito de bermudas especiais para a prática do surf e fundaram a QUIKSILVER no ano de 1969 em Torquay (estado de Victoria) na Austrália. As primeiras bermudas, com velcro no lugar de zíper, eram vendidas em pequenas lojas especializadas em surfe já em 1970. As primeiras exportações aconteceram em 1974 para lojas localizadas no Havaí. Poucos anos mais tarde conseguiram unir o design à funcionalidade, fazendo “boardshorts” para os melhores surfistas do mundo. Os primeiros surfistas patrocinados pela marca foram Rabbit Bartholomew, que viria a se tornar campeão mundial, e Bruce Raymond.


Quando em 1976, o americano Jeff Hakman, um dos primeiros surfistas patrocinados pela marca, obteve a licença para produção e distribuição da marca nos Estados Unidos, a empresa ganhou enorme impulso. Junto com seu amigo Bob McKnight, resolveram vender as peças no porta-malas de sua caminhonete, enquanto viajavam de praia em praia na costa da ensolarada Califórnia. Em 1985 iniciaram a distribuição dos produtos em lojas de departamento como Macy's, Marshall Fields, Dayton Hudson e Dillard’s, e rapidamente os produtos da QUIKSILVER se tornaram extremamente populares. A primeira loja da marca foi aberta na praia de Newport (estado da Califórnia).


Em 1990, a empresa resolveu investir no público feminino com o lançamento da marca ROXY, que, em 1994, lançou as primeiras bermudas desenvolvidas especialmente para as mulheres praticarem surfe. O sucesso não parou por aí. Anos mais tarde a marca conseguiu penetrar no grande mercado mundial e se tornou a maior e mais bem sucedida empresa do setor no mundo, principalmente depois do ano de 2000, quando os licenciados americanos compraram os direitos da marca QUIKSILVER na região asiática e pouco depois unificaram as operações. Em 2002, através de uma parceria com o atleta profissional de skate Tony Hawk, introduziu uma linha especialmente para os amantes desse esporte.


Em 2004, pela primeira vez na história, o faturamento rompeu a barreira de US$ 1 bilhão, muito em virtude da diversificação de suas linhas, que englobam, além do surf, o esqui (a linha foi introduzida em 1988) e outros esportes radicais. No ano seguinte a empresa adquiriu a tradicional produtora de equipamentos de esqui Rossignol, mas a venderia três anos depois. Nos últimos anos sua linha de produto foi ampliada contando também com relógios, óculos, produtos pessoais e vestuário casual. A última inovação da marca foi o lançamento no mercado da QUIKSILVER WOMEN, uma linha de roupas e acessórios voltados para mulheres de 18 a 24 anos.




Os patrocínio

A QUIKSILVER é famosa por patrocinar os melhores atletas do surfe, skate e esporte de neve. Os primeiros patrocínios a atletas começaram em 1978, e ganharam impulso em 1988, quando o bi-campeão mundial Tom Carroll assinou um contrato de US$ 1 milhão com a QUIKSILVER. Seu maior destaque seria Kelly Slater, dez vezes campeão do mundo e que assinou seu primeiro contrato com a marca em 1990, além do famoso atleta do skate Tony Hawk. Atualmente a QUIKSILVER patrocina cerca de 500 atletas amadores e profissionais de surfe esqui, skate e snowboard. A empresa também patrocina dois importantes torneios de surfe: o QUIKSILVER PRO para o público masculino, com a primeira edição realizada na Indonésia em 1995; e o ROXY PRO para o público femininos.





O logotipo

Seu tradicional logotipo, conhecido como Mountain and Wave, é representado por uma enorme onda com uma montanha em um fundo vermelho. Esses símbolos representam o estado americano da Califórnia, apesar da marca ser de origem australiana. Porém, muitos acreditam que o logotipo tenha sido influenciado pela The Great Wave of Kanagawa (A Grande Onda de Kanagawa). Ele foi criado pelo designer californiano Ray Smith em 1981. Ao longo dos anos o logotipo foi sendo modificado, ganhando uma versão mais moderna em 2007; e sua última recentemente, quando a tipologia da letra foi modificada.









Dados corporativos

● Origem: Austrália
● Fundação: 1969
● Fundador: Alan Green e John Law
● Sede mundial: Huntington Beach, California
● Proprietário da marca: Quiksilver, Inc.
● Capital aberto: Sim (1986)
● Chairman & CEO: Robert B. McKnight Jr.
● Faturamento: US$ 1.97 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 73.2 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 592.7 milhões (julho/2010)
● Lojas: 600
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 7.650
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos: Roupas e acessórios para prática esportiva
● Website: Original Thinking.
● Website: www.quiksilver.com




A marca no mundo

Hoje em dia a QUIKSILVER, que produz equipamentos, acessórios e roupas esportivas para atividades como surfe, skate, esqui alpino e snowboard, vende seus produtos em mais de 90 países através de 600 lojas próprias (em sua maioria concentradas na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos), lojas especializadas e lojas de departamento, alcançando faturamento global de quase US$ 2 bilhões.


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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

2 comentários:

vasques disse...

sou louco pelas bermudas da quiksilver mas as bermudas feitas no brasil sao muito fraca

ademir disse...

sou louco pelas bermudas da quiksilver mas as bermudasfeitas no brasil sao muito fracas

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