Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 19 de março de 2011

Número de Salvamentos em 2011 no Litoral Gaúcho

Salva Vidas demarcando locais com risco.



A Operação Golfinho em fevereiro havia completado 50 dias de trabalho com redução no número de salvamentos e crescimento no número de prisões, no Litoral Norte. Foram  3.954 pessoas detidas nesta temporada, 286 casos a mais em relação a 2010. Capão da Canoa, Tramandaí e Cidreira lideram o ranking.

O volume de drogas apreendidas também aumentou. São 40 quilos, entre maconha, cocaína e crack, crescimento de 30%. O comandante da Brigada Militar no Litoral, atribui os índices ao aumento do número de veranistas.

No mar, o número de salvamentos diminuiu. De 18 de dezembro até dia 18 de fevereiro, foram 1.823, 163 a menos que no mesmo período do ano passado. O número de mortes por afogamento também caiu, foram dez este ano contra 17 em 2010. O município de Capão da Canoa lidera o ranking de salvamentos, seguido de Imbé e Torres.


Em 2009, 199 pessoas que faleceram durante os 12 meses. Em dezembro de 2009 foram 29 mortes. Se a tendência persistir. 


O comandante dos Bombeiros, coronel Altair de Freitas Cunha dispara um alerta para os banhistas. "Os números de afogamentos seguidos de óbitos são elevadíssimos e, apesar de nossas campanhas de conscientização, não temos conseguido reduzir estas taxas", lamenta o oficial. Ele lembra que precaução é fundamental. "O ideal é o banho próximo às guaritas de salva-vidas ou em locais supervisionados e sempre obedecer às sinalizações das condições do mar", destaca o comandante dos Bombeiros.

O maior número de mortes por afogamento em 2009 e 2010 aconteceu nos rios com 54% do total dos casos. A incidência no mar ficou pouco acima de 9% nos dois últimos anos. Outro dado saliente é que os afogamentos seguidos de óbito são predominantes entre o sexo masculino. Em 2009 e até em 2010 ficou entre 81% e 87% o índice de homens que morreram do total de afogamentos com óbitos.


DICAS IMPORTANTES:



- Evite nadar com bandeira vermelha, perto de pedras ou em locais que não tenha salva-vidas

- Obedeça placas de "proibido nadar " e orientações dos salva-vidas

- Somente pratique a natação se estiver em lugar supervisionado

- Nunca entrar na água logo após as refeições

- Nunca ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água

- Se nadar pra longe da borda de piscina, beirada de rio ou mar, lembre-se de guardar energia para retornar

- Recomenda-se parar de nadar ou de andar de barco assim que ouvir trovão ou tempestade, pois água é excelente condutor de eletricidade

- Nenhum aparato de segurança substitui a orientação dos mais velhos e a vigilância dos pais

Nenhum comentário:

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.