Bordas é a parte lateral da prancha que corta a parede da onda, e controla a virada e saída de água do fundo da prancha dando maior projeção, cada tipo de borda tem uma influência direta na prancha, por isso é importante saber o que se encaixa melhor para o tipo de onda a ser surfada.Vejamos abaixo quando colocada no bico, meio e rabeta qual seu funcionamento:
A) - BICO DA PRANCHA
BICO (bordas deitadas)
É boa em ondas mais cavadas por ter melhor aderência na parede da onda, mas deixa subir um pouco de água no deck travando a prancha as vezes.
BICO (bordas cheias)
É utilizada em ondas pequenas, por evitar que jogue água para o deck da prancha, deixando a prancha mais em cima da onda, não deixando com que trave algumas vezes.
B) - MEIO DA PRANCHA
MEIO (bordas facas)
Indicada para ondas maiores e ocas onde proporciona maior segurança e velocidade nas manobras, já em ondas mais cheias a prancha perde velocidade e enterra a borda.
MEIO (bordas semi box)
É a mais utilizada atualmente aliada ao dome deck a prancha tem bons resultados tanto em ondas pequenas e médias seja a onda mais cheia ou mais cavada.
MEIO (bordas box)
Usada em pranchas mais finas com menor flutuação ( para surfistas mais leves e experientes)sempre integrado ao flat deck, deixando assim as bordas mais em pé e redondas.
C) - RABETA DA PRANCHA
RABETA (bordas faca)
É utilizado em pranchas para ondas grandes e ocas proporcionando maior projeção e segurança da prancha dentro da parte mais em pé da onda..
RABETA (bordas box)
Muito ulilizado nas pranchas atuais, por proporcionar mais projeção e velocidade a prancha em ondas pequenas e mais cheias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário