No começo, as pranchas eram feitas de madeira, de troncos de árvores. Chegavam a pesar 80kg, tinham 4 metros de altura e não havia quilhas.
Atualmente, as pranchas são feitas a partir de um bloco de poliuretano, um material poroso, semelhante ao isopor, que faz com que a prancha flutue. Sobre o bloco, é colocada uma camada de tecido de fibra de vidro. Por cima de tudo, aplica-se resina com catalizador que forma essa casca que dá mais resistência a prancha. Mesmo assim, o material é delicado e não suporta quedas nem batidas. Tipos de Prancha :
1. Longboard
São pranchas grandes, a partir de 9". O tamanho limita a quantidade de manobras. Mesmo assim, dá para andar sobre a prancha , ficar com os dois pés no bico... Até a década de 70, eram as mais usadas. Atualmente, são as preferidas dos surfistas das antigas e de alguns iniciantes.
2. Gun
Apesar do tamanho, esse modelo havaiano tem menos área de contato com a água do que o longboard. Tem bastante mobilidade e é bastante manobrável. Indicada para ondas grandes.
3. Funboard
Derivam do longboard, mas são menores, em torno de 7". É a prancha preferida dos iniciantes e também é uma boa opção para dias em que o mar está muito crowd porque você consegue remar e entrar na onda antes de quem está usando uma prancha pequena.
4. Evolution
Parece com a fun na largura e na espessura, mas tem o formato da pranchinha normal, com bico mais pontudo. É uma prancha mais solta, que possibilita mais manobras do que o longboard e o funboard.
5. Performance/Minimodels/Pranchinhas
São as preferidas dos surfistas tops e de amadores que gostam de velocidade e muitas manobras. Mais usadas para ondas pequenas.
Dicas
1. Quanto maior, mais larga e mais grossa, maior a flutuação da prancha. Para os iniciantes, é melhor escolher uma prancha com essas características para conseguir remar melhor, se equilibrar e ficar em pé.
2. Os bicos redondos são usados por iniciantes e nos escolinhas para evitar lesões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário