Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O livro do Kelly Slater - For The Love (Pelo Amor)



Capa do Livro



“For the love” é o último livro assinado por Kelly Slater. Com formato diferenciado, capa dura, ótimas fotos, o mesmo aborda a visão do atleta nos mais diferentes assuntos.


O resultado da parceria entre Kelly e Phill Jarrat resultou em um excelente trabalho. Kelly fala sobre sua infância, suas táticas de competições, músicas, relacionamentos, crenças e até sobre política.


Alguns capítulos começam com simples comentários dos fotógrafos e se desenvolvem em complexas analisés sobre vário assuntos. Inúmeros ilustres convidados como Tom Curren, Eddie Vedder, Pamela Anderson e Shaun Tompson participam do livro e falam um pouco sobre sua relação com o campeão.

Phil Jarratt, jornalista veterano, entrevistou Kelly e dezenas dos seus amigos mais próximos para captar histórias inéditas, memórias íntimas e momentos únicos, bem como os pensamentos de Kelly acerca de política, advocacia ambiental, música, design de pranchas, altos e baixos da competição, e a sensação de estar dentro de um tubo. Ilustrado com quase duas centenas de fotos inéditas, Kelly Slater: For the Love oferece total acesso aos segredos profissionais daquele que é o melhor surfista de sempre e, seguramente, um dos maiores atletas da história do desporto.

Além dos textos serem profundos e ricos em detalhes. Com certeza se voce se interessa em entender a mente do maior competidor do mundo do surf de todos os tempos, vale a pena comprar a sua cópia.

Segundo alguns sites Portugueses, o livro está sendo lançado em Portugues ainda este ano.







terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Último Adeus a Andy Irons




O funeral do tricampeão mundial Andy Irons aconteceu no último domingo (14/11) na praia de Pine Trees, Hanalei Bay, ilha de Kauai, Hawaii, onde o atleta cresceu e surfou desde garoto.


A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do ídolo, que faleceu aos 32 anos na cidade de Dallas, Texas (EUA), durante escala de voo de Porto Rico para o Hawaii.


O irmão mais novo Bruce Irons comandou cerca de 1.000 amigos que remaram para o outside durante a homenagem, enquanto uma canoa levou a esposa Lyndie Irons e a família de Andy.


Milhares de expectadores e fãs do ídolo também lotaram as areias da praia para presenciar a cerimônia, na qual suas cinzas foram lançadas ao mar enquanto um helicóptero derramou pétalas de flores.

Ao mesmo tempo, homenagens sincronizadas aconteceram ao redor do mundo, na Austrália, Europa e Estados Unidos.


Irons é o havaiano que mais vezes conquistou o título mundial - três vezes consecutivas de 2002 a 2004. Desde a data de sua morte (2/11), homenagens acontecem nos quatro cantos do mundo.


No Hawaii, Andy Irons era considerado uma lenda do surf. Tetracampeão da Tríplice Coroa Havaiana (título que reúne as três últimas etapas do circuito mundial), o filho de Kauai travou duelos inesquecíveis com Kelly Slater nas etapas do Pipe Masters, uma das mais tradicionais do Tour.


Em Kauai, Andy mantinha residência fixa com sua esposa Lyndie, e que está grávida de oito meses, e promovia anualmente junto com o irmão caçula, Bruce, o Irons Brothers Pine Trees Classic, uma das competições mais importantes da ilha para a revelação de novos talentos do surf local.




segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mormaii Lança Carro Com Suzuki (SX4 Limited Edition)

SX4 Mormaii Limited Edition


A Mormaii se uniu à Suzuki para customizar um carro com novidades que prometem atrair esportistas de todo o Brasil.

O SX4 é um veículo de especificação única no mercado que une a versatilidade de um 4×4 e a agilidade de um carro urbano.

O SX4 Limited Edition – Mormaii ganhará esportividade através de um visual composto de pintura especial com teto em cor fosca e diferenciada, novos pára-choques, aerofólio exclusivo na cor do teto, suspensão elevada, rodas e pneus especiais e interior em couro personalizado.

O grande diferencial do SX4 Limited Edition – Mormaii fica por conta do opcional “Sport Shower” - um chuveiro remoto com capacidade de 17 litros de água, ideal para tirar o sal e a areia após uma sessão de boas ondas.

O veículo também ganhará mais robustez através de pneus 215/60 R16 com desenho apropriado para uso no asfalto ou off road, o que permitirá aos seus consumidores se aventurarem por estradas de terra ou praia, e sem medo da chuva.

Os concessionários Suzuki já estão recebendo pedidos para a personalização do SX4 Limited Edition- Mormaii sob encomenda. O modelo está disponível no Salão do Automóvel nas opções prata com grafite e cinza com vinho fosco. Vale a pena conferir!!!









sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RRR – Scooter-Home

Scooter-Home

Certamente vocês devem estar se perguntando o que é isso? Essa é a idéia do californiano, Jay Nelson: uma eco-bike-scooter-camper-home! É difícil pronunciar como entender essa invenção. Mas o californiano tentou fazer exatamente o que nós costumamos fazer hoje em dia; Pegar meia dúzia de coisas e se mandar pra praia com uma barraca, porem ele inventou uma maneira mais prática, a questão é se vai ser um sucesso.


Quando não está surfando ou pintando, certamente Nelson está fazendo pequenos reparos ou ensinando carpintaria. O cara é bom de invenções: casa no teto do carro, na árvore e suporte para levar pranchas na moto.

E você, vai querer alguma destas?

Fonte: www.projetoamazonia.com.br


Interior do Scooter-Home


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fundamentos Básicos (Quilhas)

As quilhas trabalham como qualquer outra variante da prancha, dependendo do shaper ajustar o projeto da prancha de acordo com a necessidade do surfista. Existem dois sistemas de fixação de quilhas, o que fixa as quilhas direto na laminação e o de quilhas removíveis. O segundo nos dá a possibilidade de experimentar vários designs de quilhas diferentes mudando substancialmente o funcionamento da prancha de acordo com as condições do mar, e também nos proporciona facilidade no transporte das pranchas sem as quilhas.

Quanto ao design, as quilhas fixas quanto removíveis, imensa gama de modelos alteram consideravelmente o funcionamento da prancha. Uma quilha maior proporciona maior segurança em ondas maiores, ideal também para surfistas mais pesados, já as quilhas menores funcionam bem em ondas menores e com surfistas mais leves. Quilhas mais curvadas para trás funcionam bem em ondas fortes e cavadas que precisam de maior segurança. Já as com pouca curva facilitam a manobrabilidade nas ondas cheias e menores.

O posicionamento das quilhas também é o outro ponto relevante. Quilhas mais recuadas deixam as pranchas mais velozes e direcionais, porém mais duras. Já os conjuntos mais adiantadas deixam as pranchas mais soltas, porém com menos pressão. A direção e a inclinação das quilhas laterais também refletem no funcionamento da prancha. Quanto mais apontadas para o bico, mais facilmente serão feitos os movimentos de curva, em contrapartida a prancha fica menos direcional. Analisando o inverso, quilhas fugindo do bico para fora deixam a prancha mais direcional, porém mais dura nos movimentos de curva.
A inclinação das quilhas laterais também reflete nesse comportamento, quanto mais próximo de um ângulo de 90º (mais em pé) deixam a prancha mais direcional, porém bem dura nos movimentos de curva. Aumentando sua inclinação a prancha se torna mais maleável nas curvas.

O foil longitudinal é responsável pela entrada e saída d´água.

Segundo o Teorema de Bernoulli, " a pressão é mais baixa quando a velocidade
de um fluido é rápida e é mais elevada quando a velocidade do fluido é baixa." Quando a quilha corta a água as moléculas do fluido se dividem, uma parte passa pelo lado com foil e a outra parte passa pelo lado sem foil. Devido a um princípio físico, exatamente as mesmas moléculas que estavam juntas antes dessa divisão tendem a se encontrar no final do percurso. Para que isso aconteça a velocidade do fluido no lado do foil tem que ser maior que do lado sem o foil para que dê tempo de se encontrarem no final. Voltando a Bernoulli, quando a velocidade do fluido é rápida diminui-se a pressão. O aumento da pressão prejudica a estabilidade da prancha. Hoje em dia temos alguns modelos de quilhas laterais com foil nos dois lados, o interno menos curvado que o externo.









As pranchas tri-quilhas é com certeza uma unanimidade desde seu lançamento pelo o Australiano Simon Anderson é um dos modelos mais usados em todos países. Shapers do mundo inteiro vem pesquisando e desenvolvendo modelos de designs, outlines , angulação e posicionamento das quilhas em relação ao desempenho da prancha. Aqui vamos ver algumas pesquisas que influenciam diretamente no funcionamento das quilhas em relação ao shape da prancha.

A) - Posicionamento do conjunto das quilhas

O conjunto da 3 quilhas colocadas mais atrasadas (próximo a rabeta) deixa a prancha mais veloz, porém menos maleável na hora de fazer as manobras. Colocadas mais adiantadas, tornará a prancha muito mais solta, porém irá prejudicá-la na sua velocidade. O equilíbrio está ligado diretamente ao posicionamento do surfista sobre a prancha se o seu pé traseiro é colocada mais adiantado ou atrasado e de que maneira impõe esta força sobre a prancha.

B) - Angulo Longitudinal em relação ao bico

Quilhas mais paralelas proporciona maior velocidade, deixando um pouco presa a prancha, indicado para surfistas que impõe mais pressão na prancha.
Quilhas mais apontadas para o bico, deixa a prancha mais solta, ocasionando perda de velocidade pelo atrito causado nas quilhas, para surfistas que impõe menos força na rabeta e tem um pouco mais de experiência.

C) - Angulo das quilhas em relação ao fundo

Quanto mais inclinada em relação ao fundo, maior será a facilidade de troca de borda, quando inclinada em excesso a prancha poderá derrapar.Quando as quilhas são menos inclinadas endurece um pouco a prancha deixando mais presa. A angulação varia muito de surfista para surfista dependendo do fundo e a pressão exercida na prancha.

domingo, 7 de novembro de 2010

Between the Lines: Soldados que Praticavam o Surf Durante a Guerra do Vietnã

Poucas pessoas sabem ou até mesmo já ouviram falar a respeito da história de surfistas(jovens) americanos, que foram para o Vietnã com uma missão e acabaram indo para o lado do esporte. Surfavam enquanto a guerra rolava.




O filme: Between The Lines


* Atenção:  filme contém gráficos Violentos. Verdades que alguns podem achar perturbadoras.




SINOPSE


Between The Lines (Entre as linhas) explora a Guerra do Vietnã através do prisma do surf sub-cultura. O filme oferece uma visão única sobre o efeito dramático que a guerra do Vietnã e o projeto teve em jovens americanos que andavam ondas.

Between the Lines explora a escolha que a maioria dos surfistas na idade de alistamento enfrentados durante a Guerra do Vietnã: quer ir à guerra ou fugir do projeto. Era um ou outro. Between the Lines investiga a vida de dois surfistas que escolhem caminhos opostos. Pat Farley e Page Brant.

Enquanto segue a vida destes dois surfistas do filme narra o impacto da Guerra do Vietnã no estilo de vida surf. Das margens pacíficas do Havaí para as selvas da copa do Vietnã, entre as linhas escava o surf, culturas, resposta a uma circunstância extraordinária.


Confira o trailer:






Soldados que durante a guerra do viatnã surfavam.




Compre o DVD no site: http://www.betweenthelinesfilm.com

sábado, 6 de novembro de 2010

Kelly Slater Fatura o Rip Curl Pro Search 2010 e é Deca do World Tour

Kelly Slater O Grande Campeão!  (Foto: ASP)


Americano garante o caneco ao vencer Mineirinho nas quartas. Depois, na final bate Bede Dubidge e leva a etapa de Porto Rico, 45ª vitória da carreira.

Porto Rico teve como cenário do World Tour pela primeira vez de sua história e já teve a honra de ter em sua etapa uma conquista de título mundial. Kelly Slater , após ter ganhado do brasileiro, Mineirinho, garantiu o caneco do World Tour 2010. Seu décimo título mundial.

Andy Irons tinha previsto o acontecimento, porém não teve a oportunidade de presenciar. Isso nos passa um título com sensação de luto.

Kelly ainda de quebra ganhou a etapa Rip Curl Pro Search 2010, contra o surfista Bede Durbidge. Slater teve uma nota 10 na final e um 8,77. Bede, o novo papai do circuito, teve um 7.50 e 6.93.




Kelly Slater 10 vezes Campeão Mundial


Disputa de Espaço Gera Polêmica Entre Surfistas e Pescadores no Rio Grande do Sul

Surfistas presos em redes de pesca.


O Jornal do Almoço (transmissão pela RBS, filial da Globo)  mostrou nesta quinta-feira a disputa por espaço no mar do litoral norte entre surfistas e pescadores. O jovem Thiago Rufatto, 18 anos, morreu afogado após sua prancha ficar presa em redes de pesca na praia de Capão da Canoa

Mas já é o 49° caso de morte no Rio Grande do Sul. O fato está causando uma polêmica muito grande, já que os pescadores alegam que surfistas entram no mar sem ter nenhum conhecimento técnico e surfistas reclamam do curto espaço e falta de sinalização para a prática do esporte.






A federação Gaúcha de Surfe apresentou no ano passado após a morte de Lucas Boeira Dias, de 22 anos, em audiência pública na Assembleia Legislativa do RS, um vídeo sobre as mortes de surfistas em redes de pesca no litoral gaúcho. Feito por Jonathas Costa.








Esperamos que surfistas e pescadores resolvam o problema, que apareça um resultado satisfatório para ambos os lados da história e que finalmente as mortes parem de acontecer.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Termina a 4° fase do Rip Curl Pro Search 2010 em Porto Rico

Dane Reynolds dando um aéreo na 3° Fase (Foto: Cestari/ ASP)


O americano, Dane Reynolds conseguiu na quarta fase(4° Round) se classificar direto para as Quartas. Dane teve uma maravilhosa nota 18.57, contra 14,23 do Taj Burrow e 13,70 de Taylor Knox. Junto com o americano, Dane, se classificaram também o super campeão Kelly Slater, Jordy Smith e Mick Fanning.


Adriano de Souza teve tudo para terminar o dia classificado, pois o brasileiro teve as melhores notas da bateria (7,87 e 7,10) . O problema foi que ele acabou tomando uma punição por ter atrapalhado(interferido) kelly Slater quando remava e acabou perdendo a onda, isso fez com que o brasileiro tivesse sua nota mais baixa, reduzida para metade.O Mineirinho vai disputar a repescagem  contra o americano, Taylor Knox.


Owen Wright, também foi outro que passou a maior parte da bateria na frente, mas no final acabou perdendo o primeiro lugar para o africano, Jordy Smith. Owen pega na repescagem o taitiano,  Michel Bourez. Mick Fanning é o último classificado diretamente as quartas de final, passou com uma nota apertada contra o Bede Durbidge, que ficou apenas 00,20 (décimos) atrás de Fanning.




Taj Burrow (Foto: Kirstin/ ASP)

Mineirinho se Classifica e Vai Cruzar Com Slater na 4° Fase do Rip Curl Pro Search 2010

Jordy Smith observa bateria do Kelly Slater na 3° Fase


Em um dia de luto em Isabela, em Porto Rico, o americano passou à quarta fase da etapa e ficou mais perto do decacampeonato mundial. Logo depois, porém, Jordy Smith, único que pode impedir a façanha, deu mais um passo na dura caminhada para tentar levar a decisão para a décima e última etapa, justamente no Havaí, terra de Andy Irons.


Mineirinho se classificou também numa bateria contra o português, Tiago Pires, agora o brasileiro pega na 4° fase uma bateria dificílima. Adriano de Souza, Kelly Slater e Jeremy Flores.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Placas que Sinalizam Áreas de Pesca e de Surf em Capão da Canoa Estão em Depósitos

As placas que poderiam ter impedido a morte do jovem estão em depósito por causa da burocracia


Em um depósito, na prefeitura de Capão da Canoa, estão as placas que poderiam ter salva a vida do surfista de 18 anos. Ele ficou preso nesta última segunda-feira pela tarde numa rede de pesca. Na areia, onde elas deveriam estar, postes nus são praticamente o único rastro da sinalização para avisar sobre as áreas destinadas à pesca.

A sinalização, que já poderia ter sido instalada, está no depósito, longe das ondas, por causa da burocracia. Segundo o secretário de Turismo do município, André Avelino dos Santos, 12 placas novas chegaram na segunda-feira, depois de um processo de licitação que se estendeu por cerca de quatro meses. A promessa é que sejam colocadas a partir de hoje.

— O material tem de passar por licitação. Houve recursos e demorou. O vencedor foi uma empresa de Santa Catarina, que só nos forneceu nesta semana – explicou Santos.
Sem a placa, a vítima e seu grupo de amigos avançaram, sem perceber, para uma área restrita à pesca. Com a forte correnteza, os jovens acabaram percorrendo quase dois quilômetros em direção ao norte e ultrapassaram o limite destinado a lazer e esporte.

Na divisa entre as áreas, restou apenas o poste, sem a placa que deveria alertá-los. Cerca de 200 metros adiante, amarrado a um carretel de madeira, o cabo de pesca segue em direção ao mar e se perde 300 metros para dentro da água. A corda está no local correto, dentro do setor de pesca. Cerca de 500 metros depois, há outro poste, também sem sinalização.

Numa orla de 19 mil metros, Capão tem metade da extensão destinada à pesca. A demarcação parece uma colcha de retalhos, transformando cada metro de praia numa arapuca. Na divisa de cada área, deveria haver placas e postes pintados com cores diferentes. Próximo da temporada de verão, poucas restaram.

— O material foi furtado ou alvo de vandalismo. Fiscalizamos, mas é difícil controlar — afirma o secretário.




Placas de demarcação de surfe e pesca são recolocadas após morte de surfista em Capão.


Placas de demarcação de surfe e pesca começaram a ser recolocadas hoje na beira da praia de Capão da Canoa, três dias após a morte do surfista Tiago Ruffato. Segundo a prefeitura, o serviço já estava programado antes da tragédia.

Quanto a investigação da morte, a polícia adianta ser muito difícil apontar um culpado na área criminal. Segundo o delegado Heraldo Guerreiro, o jovem entrou no mar em uma área de surfe, mas a correnteza o levou para uma área de pesca. O delegado de Capão espera a necropsia para encaminhar o inquérito. Segundo ele, a prefeitura pode ser responsabilizada, se for comprovada a negligência.

O Ministério Público também segue trabalhando no caso.



Thiago Rufatto ficou enrolado em uma rede de pesca


Vamos rezar para que isso tenha um fim e não ocorra mais mortes no Rio Grande. Pois homens estão morrendo como os peixes.

Homenagens à Andy Irons, em Toda Parte do Mundo

Homenagens dos Surfistas de Elite da ASP (Foto: G1 Surfe)

Os surfistas da elite mundial estavam em Porto Rico quando souberam da morte de Andy Irons, em Dallas. A penúltima etapa da temporada parou. Todos estavam em choque. Um grande amigo, irmão, herói. Mick Fanning lembrou-se do irmão, Sean, falecido em 1998 em um acidente de carro. Andy, para ele, era como um irmão. Na Austrália, Joel Parkinson, amigo íntimo do havaiano, com o telefone nas mãos, ficou estático em frente a suas filhas. Tinha acabado de receber a notícia.


Veja o que alguns amigos falaram sobre o havaiano tricampeão do mundo:
"Ele era incrível. Muito verdadeiro. Não tentava impressionar ninguém. Fazia o que queria. Perdemos não só um competidor e amigo, mas um irmão. Andy Irons, você estará no meu coração para toda a eternidade" - Mick Fanning, australiano bicampeão mundial 


"Ele tinha tanta vida pela frente, e dói quando penso nisso. Vamos viver com as boas lembranças dele e com o filho que está chegando. Há muitos tios esperando por ele. Eu realmente sinto falta do Andy. Ele tinha um coração muito bom" – Kelly Slater (leia mais), americano eneacampeão mundial
"Eu o idolatrava. Andy era um rei, um rei do surfe" - Joel Parkinson, australiano

"A vida segue e é muito triste perder alguém que fez parte da historia do surfe mundial" -Adriano de Souza, Mineirinho, brasileiro

"Eu o amava como um irmão" - Sunny Garcia, havaiano campeão mundial em 2000

"Andy iria querer que nós continuássemos competindo, e nos cobraria isso. Mas agora tudo perde a graça. Ele era o melhor surfista do Havaí" - Kalani Robb, havaiano

"Descanse em paz, A.I. Vamos sentir saudades" - Kekoa Bacalso, havaiano

"Absolutamente destruído. Todos sentiremos muito a sua falta. Um verdadeiro campeão. Minhas preces para a família Irons" - Bede Durbidge, australiano 

 - "Descanse em paz" Jordy Smith, sul-africano

- "Rezando" 
CJ e Damien Hobgood, irmãos americanos

"Estou em choque...Não sei o que dizer! Não posso acreditar que ele nos deixou. Meus sentimentos à família Irons" -Tiago Pires, português

"Rezando pela família Irons!" - Brett Simpson, americano

"Amo você, A.I. Vou guardar como um tesouro os dias que passamos juntos, surfando e viajando com meu herói de infância" - Daniel Ross, australiano 

- "Destruído. Você é um campeão, amigo. Sou um privilegiado por ter te conhecido. Muito, muito triste"
 - Luke Munro, australiano

"Andy, uma pessoa a quem eu assisti durante toda a infância; um irmão e um grande ser humano. Você sempre estará no meu coração. Descanse em paz" - Jeremy Flores, francês

"Coração destruído. Nossos corações, amor e preces a Andy Irons. Lyndie, o bebê, a família, vocês estão em nossas orações e em nossos pensamentos" - Josh Kerr, australiano

"Meu coração foi destruído agora ao saber sobre a morte do meu grande amigo Andy Irons. Obrigado por me ensinar coisas que ninguém conseguiria, como: envergar uma raquete de tênis, me dar filmes de surfe horríveis para ver quando eu era criança. hahaha. Sei que um dia vamos nos encontrar de novo e espero entrar com combustível extra (risos). Vou sentir sua falta, meu amigo" - Clay Marzo, havaiano

"Que dia.., Totalmente despedaçado" - Kieren Perrow, australiano

- "Você era o rei do esporte dos reis" - Nate Yeomans, americano

-"Tão triste e chocado...O surfe perdeu uma lenda" - Ben Dunn, australiano



Nas areias de Sunset : A praia de Sunset recebe a Tríplice Coroa, vencida quatro vezes pelo surfista.  Era para ter sido o lançamento das triagens de um campeonato, mas se tornou um tributo ao maior surfista do Havaí. Andy Irons, morto na terça-feira, foi homenageado em Sunset, uma das três praias que recebem a Tríplice Coroa. Amigos se reuniram na areia. Andy, para eles, estava ali perto, na água.

- Sabemos que Andy está aqui. O coração dele está no oceano - disse Jason Shibata.


Andy venceu a etapa do WQS apenas uma vez, em 1997, mas os bons desempenhos nas ondas de Sunset o ajudaram a conquistar a Tríplice Coroa quatro vezes: 2002, 2003, 2005 e 2006.


Amigos prestam  homenagens na praia de Sunset ao campeão, Andy Irons. (Foto: Darryl Nagao/ HIC Pro) 



Até o Super Campeão Kally Slater, prestes a conquistar o decacampeonato, disse que vontade do havaiano, que faleceu na terça-feira, seria vê-lo vencer: 'Estava feliz por mim'

Kelly Slater e Andy Irons (Foto: ASP)


Em Respeito à Morte de Andy Irons, ASP Adia Etapa de Porto Rico até Sexta

Andy Irons



Após uma reunião na manhã desta quarta-feira, na cidade de Isabela, ASP anunciou que a etapa de Porto Rico está suspensa até sexta-feira, em respeito à morte de Andy Irons, vítima de dengue. No mar, o dia foi de homenagem ao tricampeão mundial.

- É um perda terrível para a família ASP. Precisamos de tempo para nos recuperarmos e vamos continuar na sexta-feira - disse Renato Hickel, diretor do Circuito Mundial.

- Cancelamos a competição hoje em respeito ao Andy Irons e para dar espaço para os surfistas se recuperarem, darem os braços e seguirem em frente - disse Neil Ridgway, diretor de marketing da Rip Curl, empresa que organiza a etapa.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Surfista Gaúcho Morre Preso em Rede no Litoral Norte

O estudante de administração de empresas Thiago Rufatto, 18 anos, morreu afogado em Capão da Canoa, na tarde de segunda-feira, quando a sua prancha enredou-se numa rede de pesca. Ele foi socorrido, mas chegou sem vida ao Hospital Santa Luzia.

Filho mais novo do professor universitário Osmar Rufatto, Thiago, morador de Canoas, surfava com três amigos no entardecer de domingo ao deparar com um cabo de pesca. Todos superaram o obstáculo, menos Thiago.

— O meu filho ficou preso à corda — conta Rufatto, desolado, reproduzindo o que ouviu dos amigos do filho.

Naquele momento, Thiago, desesperado, começou a lutar pela vida.

— Os colegas dele contam que o Thiago afundava e a voltava à superfície. Fez isso algumas vezes, até que não voltou mais — detalhou o pai.

O sepultamento ocorreu às 17h desta terça-feira no Cemitério São Vicente, em Canoas.

Essa matéria foi públicada pela Zero Hora, nesta segunda-feira pelo jornalista Carlos Etchichury.



E a Federação Gaúcha de Surf se manifestou terça-feira a noite no twitter. Eles falaram sobre o acidente, criticaram os pescadores que não respeitam o espaço correto para a prática da pesca. A federação ainda publicou as áreas de surf na costa gaúcha:


Município de Xangri-lá - 15 km de orla.


- Área Rua Rio Jacuí até a divisa com o município de Capão da Canoa.

- Obs, 150 metros de ambos os lados da plataforma são reservados à pesca esportiva.

Município de Capão da Canoa - 19,1 km de orla.

- Área1 da divisa de Xangri-lá até a av. Ubatuba, com 3000 m,

Município de Torres – 23 km de orla.

- A área de surf: Da Praia da Itapeva a Praia dos Molhes, é proibida a pesca com rede. Ou seja, as praias Itapeva, Guarita, Cal, Prainha, Grande e Molhes são áreas para banho e surfe.



"O RS é o único lugar no mundo que este tipo de morte ainda acontece. Ao todo já se foram 49 jovens, desde 1986."


Mais informações no site da Federação Gaúcha de Surf: www.fgsurf.com.br


O surfista e comunicador gaúcho da rádio Atlântida, hoje pela manhã também se manifestou no twitter:

"Consternado, arrasado! Até quando??? Até quando, surfistas vão morrer como peixes no litoral do Rio Grande do Sul?"

O Rio Grande do Sul lamenta mais uma morte. E ai fica a pergunta o que fazer? Alguém tem que tomar uma atitude e rápido, pois vamos esperar esse número dobrar?

Andy Irons, o Tricampeão Mundial Morre aos 32 anos e Deixa o Surf Mundial em Choque

Havaiano, que teria contraído dengue em Portugal, não disputou a etapa de Porto Rico no Circuito Mundial; sua mulher está grávida de oito meses


Andy Irons


Uma notícia trágica pegou o mundo do surfe de surpresa nesta terça-feira. O havaiano Andy Irons, tricampeão mundial, morreu na cidade de Dallas, quando voltava de Porto Rico para o Havaí. A causa da morte ainda não foi confirmada oficialmente, mas especula-se que o surfista de 32 anos teria contraído dengue em Portugal. De lá, voou para Porto Rico, onde disputaria nesta semana mais uma etapa do Mundial, mas não conseguiu competir porque estava doente. Na volta para casa, fez uma parada no Texas e, passando mal, não conseguiu pegar o outro voo para o Havaí. Ele teria sido encontrado por um funcionário do hotel em Dallas, por volta das 10h, no horário local.

A notícia da morte foi confirmada por Jodi Wilmott, porta-voz da Tríplice Coroa Havaiana.

A mulher de Andy, Lyndie, está grávida de oito meses, e o filho do casal tem previsão para nascer em dezembro. Ela não viajou para Porto Rico. Na segunda-feira, colocou mensagens na página do Facebook comentando a festa de Haloween da família.


Andy na sua última vitória, Bicampeão 2010 em Teahupoo (Foto: Globo Surfe)


A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que organiza o Circuito Mundial, ainda não se pronunciou sobre a morte de Irons e o prosseguimento do campeonato. A condição ruim das ondas em Isabela, em Porto Rico, fez a organização dar folga nesta terça-feira. A disputa no masculino está na terceira fase.

Único surfista que conseguiu se aproximar do mito Kelly Slater nesta década, com três títulos mundiais seguidos entre 2002 e 2004, Irons venceu uma das oito etapas disputadas até agora no Circuito de 2010. Ele foi campeão em Teahupoo, no Taiti, em setembro, derrubando Mick Fanning, Slater e, na final, o americano CJ Hobgood. Foi seu primeiro título desde Arica, no Chile, em 2007. Slater ganhou três etapas no atual campeonato e pode ser decacampeão ainda em Porto Rico, nesta semana.

Irons nasceu no dia 24 de julho de 1978 em Kauai, no Havaí. Começou a surfar aos 8 anos e venceu sua primeira competição como profissional em 96, aos 18 anos. Foi campeão mundial em 2002, 2003 e 2004, ficando em segundo lugar nos dois anos seguintes (atrás de Slater). Entrou para o Surfing Walk of Fame, na Califórnia, em 2008.


3 vezes campeão mundial de surf





O Mundo do Surf Está de LUTO!

Confira a íntegra do comunicado da ASP:


O mundo do surfe lamenta uma perda incrivelmente triste hoje com a notícia de que o havaiano Andy Irons morreu. Andy era um marido adorável e um verdadeiro campeão.


Irons, 32 anos, abandonou a etapa do Circuito Mundial em Porto Rico no último fim de semana porque estava doente. Ele morreu durante uma escala a caminho de casa em Kauai, no Havaí. As informações são de que ele tinha contraído dengue.


Neste momento, a família agradece os amigos e fãs pelo apoio e pede que a comunidade do surfe respeite sua privacidade. A família pede para não ser contatada, para que se concentre neste momento de profunda perda.

Irons, que iniciou sua carreira no Circuito Mundial em 1998, conquistou 20 vitórias na elite, quatro títulos da Tríplice Coroa e um tricampeonato mundial. Ele mudou o esporte para sempre com sua habilidade incomparável e um modo compreensivo de abordar o surfe.


Os pensamentos e simpatias da família ASP com a família Irons como o mundo do esporte inteiro chora a tragédia.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Stephanie Gilmore Leva o Tetra Mundial

 Stephanie comemorando seu Tetracampeonato Mundial


Nesta segunda-feira, a australiana Stephanie conquistou o seu Tetracampeonato Mundial. De tão sorridente, Stephanie Gilmore ganhou o apelido de "Happy Steph", e a marca logo virou linha de produtos de surfe. A jovem surfista de apenas 22 anos, venceu a havaiana Melanie Bartels nas quartas de final na etapa de Porto Rico, a penúltima da temporada, e garantiu o caneco por antecipação. Quatro anos no Circuito Mundial, quatro títulos. A menina é um Fenômeno.

_

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.